quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Encontro Regional de Lideranças

Construindo um Projeto Político para 2010

Inicialmente, um grande abraço a todas/as!

Nessa segunda-feira, dia 16 de novembro de 2009, realizamos o 2° Encontro Regional para discutirmos as Conjunturas Políticas Estadual, Nacional e Regional, com foco no projeto político que estamos construindo para as eleições 2010, pautando a agricultura familiar nesse cenário.

Esse encontro foi realizado em Conceição do Coité, na Mansão da Paz Pai Bico e contamos com a presença de representantes de 17 municípios, somando-se 80 pessoas. Entre os presentes, tivemos o prazer em receber o presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Jonas Paulo, também os vereadores do PT de Conceição do Coité, Edvaldo Andrade, Danilo Ramos e Betão, a presidenta do CODES-Sisal, Gilca Carneiro, a diretora regional da CUT-BA, Edneide Pereira, o coordenador da FATRES, João Nilton e tantas outras representações.

Em particular, é muito gratificante ver os companheiros/as de longas lutas presentes nessa atividade.

No encontro, o companheiro Jonas Paulo fez uma análise de como está o cenário político no Brasil e na Bahia, enfatizando a estabilização da economia no governo Lula, destacando o papel social do Bolsa Família, a expansão da política internacional e os significantes números que comprovam a penetração do governo Lula, em todas as camadas da sociedade.


A companheira Gilca nos honrou ao falar da importância da Região e o Território do Sisal se alertarem com os preconceitos existentes, principalmente na vida pública, onde se percebe que para ser deputado/a, prefeito/a, presidente/a é necessário se ser “doutor”. Gilca foi muito feliz ao abordar isso. E vejo que o presidente Lula trouxe uma lição para todos/as nós.

A educação e agricultura familiar foram dois assuntos que pautaram o encontro. Fiquei muito contente em presenciar os/as alunos/as do Curso do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), uma luta que me orgulho de ter contribuído, para que filhos/as de agricultores/as assentados/as da reforma agrária, hoje possam ter formação com diploma de técnicos/as.

Quanto a Agricultura Familiar, enfatizei, entre outras coisas, a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que já é uma realidade para o/a agricultor/a familiar, pois gera renda e incentiva a formação de grupos para produção de alimentos.

Mas sobre o PAA e outros assuntos da agricultura familiar abordarei em outro momento. Foi isso que aconteceu no Encontro Regional, estamos sentando com as lideranças, para juntos fortalecemos o projeto para a candidatura a Estadual e a Federal, no ano de 2010.


Um grande abraço a todos/as! Agora fique a vontade para fazer o seu comentário, deixe sua opinião.


Um comentário:

  1. oi, gostaria de parabenizar o Urbano por ter colocado esse blog no ar. muito interessante mesmo. é isso ai Urbano, estamos colado com você em 2010! sucesso!!

    Antônio Carlos - Monte Santo-BA

    ResponderExcluir