Tenho a honra de escrever as primeiras linhas desse blog, em primeiro, cumprimentando o nosso povo, nossos companheiros/as e falar da importância de se ter um canal de comunicação como esse Blog que estamos estreando hoje.
Nesse tópico inicial, quero abordar com vocês leitores/as, sobre o Desenvolvimento do Nosso Território.
Estou há mais de 20 anos envolvido com questões sociais. Muitas delas hoje me trazem satisfação, porque são responsáveis diretas pelos impactos positivos na qualidade de vida das pessoas mais carentes.
Durante esse tempo, junto com companheiros/as de luta, tenho me dedicado a construir o Plano de Desenvolvimento do Território do Sisal, com abrangência máxima para todos os setores da nossa sociedade, levando-se em conta, as diversidades de nossa gente.
A partir do Plano, construímos a Fábrica de Ração e a Escola Família Agrícola, em Itiúba, o Entreposto do Mel, em Serrinha, viabilizamos projetos na área de educação, sendo o maior deles, a ampliação das dependências do campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) de Conceição do Coité, junto com a implantação do Curso de Comunicação Social. Além disto, a conquista de Ônibus Escolares para os municípios do Território, que é outro resultado positivo.
Outras experiências implantadas na área da educação, a exemplo dos cursos de técnicas agrícolas, do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-BA) e a UNEB, além de Letras Vernáculas, em parceria com a UNEB, a Pastoral Rural e o Movimento de Luta pela Terra (MLT).
Em 2002, tive o prazer de liderar a o processo de fundação do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CODES-Sisal), que surge com a finalidade de organizar e articular as políticas de desenvolvimento rural de 20 municípios do Território do Sisal, coletivizando o debate entre a sociedade civil e poderes públicos.
Considero que a fundação do CODES foi importante porque começamos um processo novo de construção das políticas territoriais, em parceria com os municípios.
A missão de desenvolver a Região Semiárida, buscando recursos, organizando os movimentos sociais é toda nossa.
Tenho me dedicado, desde 1999, a elaboração de projetos para o fortalecimento da cadeia produtiva do sisal, como é o caso da fabricação da Máquina Faustino V, substituta do atual motor de sisal, a máquina paraibana. Um projeto no valor de R$ 26.228,00, que conseguimos em 1999/2000. Tivemos muitas dificuldades, mas está se conseguindo avançar com a nova máquina que trará benefícios para os trabalhadores/as do sisal.
De modo que as pessoas de um modo geral se sentem contempladas com essas ações. Sinto-me seguro para afirmar, que muito do que existe de políticas de desenvolvimento do nosso Território tem a nossa participação direta, tem a minha colaboração em específico. Estou muito satisfeito com tudo isso.
Por hoje é só, nas próximas postagens, irei detalhar outras ações que têm a ver com o Desenvolvimento do nosso Território. Um grande abraço a todos/as.
Gostaria apenas de parabenizar Urbano pela iniciativa, tendo em vista que a internet atualmente é um dos mais importantes veículos de comunicação, a criação de um blog divulga e informa sobre as ações voltadas ao desenvolvimento da região do sisal, assim como as pessoas que estão atrás delas a exemplo de Urbano Carvalho!
ResponderExcluir