Minhas saudações coletivas a todos/as!
Nessa publicação venho relatar algumas das atividades que participei nas últimas semanas. Estive presente na reunião do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (24 de novembro), do qual sou um dos diretores.
Fiz-me presente no II Congresso da União Nacional das Cooperativas Créditos e Economia Solidária da Bahia (UNICAFES-BA) – de 24 a 26 de novembro, e no dia 27 de novembro estive ao lado do Governador Wagner, na inauguração da Agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Conceição do Coité e ainda na comunidade de Alagadiça do Gato, em Santa Luiz, na inauguração da energia elétrica do Programa Luz Para Todos do Governo Federal.
Fiz-me presente no II Congresso da União Nacional das Cooperativas Créditos e Economia Solidária da Bahia (UNICAFES-BA) – de 24 a 26 de novembro, e no dia 27 de novembro estive ao lado do Governador Wagner, na inauguração da Agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Conceição do Coité e ainda na comunidade de Alagadiça do Gato, em Santa Luiz, na inauguração da energia elétrica do Programa Luz Para Todos do Governo Federal.
Na reunião do Fórum Baiano da Agricultura Familiar tive a oportunidade de ajudar a construir uma agenda para os dias 17 e 18 de dezembro, para que a partir daí possamos reunir as 54 entidades da Bahia, que fazem parte do Fórum Bahia da Agricultura Familiar e juntos fazermos uma avaliação das ações do Governo Estadual para o setor da Agricultura Familiar e reafirmar a Carta da Agricultura Familiar, que construímos em dezembro de 2008.
Um dos pontos que defendo nessa Carta é o desmembramento da Secretaria Estadual da Agricultura, que aglomera a Agricultura Familiar junto ao Agronegócio. Para mim é inconcebível pensar desenvolvimento dos menos favorecidos a partir dessa lógica. Portanto defendo a mesma posição adotada pelo governo federal de separar o Agronegócio da Agricultura Familiar.
Para isso acontecer um passo muito importante é a criação da Secretária Estadual da Agricultura Familiar. Propondo isso estamos ajudando o nosso governo Wagner a melhorar suas ações para esse público específico, que tanto necessita de um olhar especial.
Ao propor a criação de uma Secretaria da Agricultura Familiar estamos nos disponibilizando a ajudar Wagner a fortalecer um projeto político existente para Bahia e não um nome como víamos nos governos passados. Temos a total consciência de que a Bahia está melhorando e nesse dia de mobilização da Agricultura Familiar em Salvador, queremos reafirma esse projeto político para 2010.
Já o II Congresso da UNICAFES-BA foi um momento muito importante para as Cooperativas, Associações e Grupos de Produção, já que houve a oportunidade de planejarmos as ações da UNICAFES-BA, para 2010/ 2011. Podemos contar com a presença de parceiros importantes como a Petrobrás e Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Por falar na Petrobrás, relembro a demanda crescente do Biodiesel. Um ramo que sem sombra de dúvidas as cooperativas e associações podem entrar, já que a Bahia tem um grande potencial de produção de Biodiesel.
Durante o Congresso foi lançada a Caravana do Cooperativismo pelo Fim da Pobreza, que vou falar em outro tópico, um momento muito solidário. O congresso da Unicafes-Ba realizou também a assembléia de eleição da diretoria para os próximos três anos, dando continuidade a um projeto de cooperativismo que vem sendo trabalhando, tendo meu nome como Presidente Estadual da UNICAFES.
A inauguração da Agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Conceição do Coité é um momento muito bom para a região, pois sua abrangência chegará a 17 municípios do Território do Sisal e Jacuípe, que antes eram atendidos em Feira de Santana. Com isso o BNB Coité fica mais próximo das comunidades, dosos Territórios do Sisal e Jacuípe. É um avanço muito grande. Parabéns aos governos Estadual e Federal.
A inauguração das obras do Programa Luz Para Todos na comunidade de Alagadiço do Gato e Mulungu em Santa Luz representam independência e dignidade. O melhor programa social do Governo Federal; antes desse programa o povo era refém dos políticos da direita que se aproveitavam dessa necessidade para ganhar votos.
Essa prática agora acabou, em Santa Luz, por exemplo, o companheiro Zé Hamilton, lutou e muito para essa energia chegar até a essas comunidades, então eu parabenizo os moradores de Alagadiço do Gato e Mulungu, por essa conquista. Quero parabenizar também o companheiro Zé Hamilton do Sindicato de Santa Luz, Zé Paulo e os companheiros Marcinho e Ranúsio que apoiaram essa Luta.
É isso ai, sei que o texto ficou um pouco extenso, mas deu para fazer um relato breve dessas atividades semanais – importantes para o desenvolvimento da Região e do Território do Sisal.
Um grande abraço a todos /as!
Nenhum comentário:
Postar um comentário