quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Encontro Regional de Lideranças

Construindo um Projeto Político para 2010

Inicialmente, um grande abraço a todas/as!

Nessa segunda-feira, dia 16 de novembro de 2009, realizamos o 2° Encontro Regional para discutirmos as Conjunturas Políticas Estadual, Nacional e Regional, com foco no projeto político que estamos construindo para as eleições 2010, pautando a agricultura familiar nesse cenário.

Esse encontro foi realizado em Conceição do Coité, na Mansão da Paz Pai Bico e contamos com a presença de representantes de 17 municípios, somando-se 80 pessoas. Entre os presentes, tivemos o prazer em receber o presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Jonas Paulo, também os vereadores do PT de Conceição do Coité, Edvaldo Andrade, Danilo Ramos e Betão, a presidenta do CODES-Sisal, Gilca Carneiro, a diretora regional da CUT-BA, Edneide Pereira, o coordenador da FATRES, João Nilton e tantas outras representações.

Em particular, é muito gratificante ver os companheiros/as de longas lutas presentes nessa atividade.

No encontro, o companheiro Jonas Paulo fez uma análise de como está o cenário político no Brasil e na Bahia, enfatizando a estabilização da economia no governo Lula, destacando o papel social do Bolsa Família, a expansão da política internacional e os significantes números que comprovam a penetração do governo Lula, em todas as camadas da sociedade.


A companheira Gilca nos honrou ao falar da importância da Região e o Território do Sisal se alertarem com os preconceitos existentes, principalmente na vida pública, onde se percebe que para ser deputado/a, prefeito/a, presidente/a é necessário se ser “doutor”. Gilca foi muito feliz ao abordar isso. E vejo que o presidente Lula trouxe uma lição para todos/as nós.

A educação e agricultura familiar foram dois assuntos que pautaram o encontro. Fiquei muito contente em presenciar os/as alunos/as do Curso do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), uma luta que me orgulho de ter contribuído, para que filhos/as de agricultores/as assentados/as da reforma agrária, hoje possam ter formação com diploma de técnicos/as.

Quanto a Agricultura Familiar, enfatizei, entre outras coisas, a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que já é uma realidade para o/a agricultor/a familiar, pois gera renda e incentiva a formação de grupos para produção de alimentos.

Mas sobre o PAA e outros assuntos da agricultura familiar abordarei em outro momento. Foi isso que aconteceu no Encontro Regional, estamos sentando com as lideranças, para juntos fortalecemos o projeto para a candidatura a Estadual e a Federal, no ano de 2010.


Um grande abraço a todos/as! Agora fique a vontade para fazer o seu comentário, deixe sua opinião.


sábado, 14 de novembro de 2009

Desenvolvimento do Território do Sisal



Tenho a honra de escrever as primeiras linhas desse blog, em primeiro, cumprimentando o nosso povo, nossos companheiros/as e falar da importância de se ter um canal de comunicação como esse Blog que estamos estreando hoje.

Nesse tópico inicial, quero abordar com vocês leitores/as, sobre o Desenvolvimento do Nosso Território.

Estou há mais de 20 anos envolvido com questões sociais. Muitas delas hoje me trazem satisfação, porque são responsáveis diretas pelos impactos positivos na qualidade de vida das pessoas mais carentes.

Durante esse tempo, junto com companheiros/as de luta, tenho me dedicado a construir o Plano de Desenvolvimento do Território do Sisal, com abrangência máxima para todos os setores da nossa sociedade, levando-se em conta, as diversidades de nossa gente.

A partir do Plano, construímos a Fábrica de Ração e a Escola Família Agrícola, em Itiúba, o Entreposto do Mel, em Serrinha, viabilizamos projetos na área de educação, sendo o maior deles, a ampliação das dependências do campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) de Conceição do Coité, junto com a implantação do Curso de Comunicação Social. Além disto, a conquista de Ônibus Escolares para os municípios do Território, que é outro resultado positivo.

Outras experiências implantadas na área da educação, a exemplo dos cursos de técnicas agrícolas, do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-BA) e a UNEB, além de Letras Vernáculas, em parceria com a UNEB, a Pastoral Rural e o Movimento de Luta pela Terra (MLT).

Em 2002, tive o prazer de liderar a o processo de fundação do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CODES-Sisal), que surge com a finalidade de organizar e articular as políticas de desenvolvimento rural de 20 municípios do Território do Sisal, coletivizando o debate entre a sociedade civil e poderes públicos.

Considero que a fundação do CODES foi importante porque começamos um processo novo de construção das políticas territoriais, em parceria com os municípios.

A missão de desenvolver a Região Semiárida, buscando recursos, organizando os movimentos sociais é toda nossa.

Tenho me dedicado, desde 1999, a elaboração de projetos para o fortalecimento da cadeia produtiva do sisal, como é o caso da fabricação da Máquina Faustino V, substituta do atual motor de sisal, a máquina paraibana. Um projeto no valor de R$ 26.228,00, que conseguimos em 1999/2000. Tivemos muitas dificuldades, mas está se conseguindo avançar com a nova máquina que trará benefícios para os trabalhadores/as do sisal.

De modo que as pessoas de um modo geral se sentem contempladas com essas ações. Sinto-me seguro para afirmar, que muito do que existe de políticas de desenvolvimento do nosso Território tem a nossa participação direta, tem a minha colaboração em específico. Estou muito satisfeito com tudo isso.

Por hoje é só, nas próximas postagens, irei detalhar outras ações que têm a ver com o Desenvolvimento do nosso Território. Um grande abraço a todos/as.

Objetivo do Blog


Saudações Coletivas a todos/as!

Estou iniciando esse canal de comunicação, no intuito de expor ideias, projetos e conceitos que venho defendendo ao logo dos meus anos de luta, articulando, construindo e efetivando ações sociais no Estado da Bahia, sobretudo, na Região e no Território do Sisal.

Nesse espaço, muitas experiências e saberes nortearão os textos que aqui serão postados. Pretendo, com essa iniciativa, abordar políticas para os assuntos e temas que estão em nosso dia a dia, como: Educação, Saúde, Cultura e Lazer, Juventude, Gênero, Geração de Emprego e Renda, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Sustentável e Solidário, Economia Solidária, Cooperativismo e Associativismo, Sindicalismo, Saneamento Básico, Atualidades e Fatos, Mobilização Social, Política e um pouco mais de tudo, enfatizando o recorte regional e sempre com o foco para os desafios e os avanços que a Região e Território têm.

Os leitores/as poderão sempre conferir os resultados dos debates nos Eventos, nas Conferências, nos Congressos, nas Manifestações, nas Audiências Públicas, em que participarei representando a Região e o Território do Sisal.

Como estamos em um canal de comunicação on-line, amplamente democrático, a participação do leitor/a é fundamental. Temos no final de cada postagem, um Link pelo qual o/a leitor/a poderá se manifestar sobre a própria postagem, ou escolher um assunto de seu interesse para abordar.

Participe conosco. Vamos juntos discutir a nossa Região ou Território, a nossa Bahia e nosso Brasil. Grande abraço a todos/as.