sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Lideranças do Território do Sisal Recebem Ameaças!

Minhas saudações a todos/as!

Essa semana fui surpreendido, ao encontrar uma carta, com a seguinte frase: "URBANO VOCE, MORRE EM 2010 HILDA VOCE TAMBEM TA NA LISTA POIS TA MUITO OUSADA ANDO LI SEGUINDO NAS REUNIOES É MUITO PEITUDA JA CRECEU DE MAIS! URBANO E HILDA TO AVISANDO VOCES VAO MORRE"!. Isso no dia 26/01/10, na terça-feira passada, colocaram debaixo da porta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (SINTRAF de Conceição do Coité) com essa ameaça.

No dia 11 de janeiro desse ano, quando o SINTRAF retornou do recesso, encontramos outra frase com ameaças escrita na parede da entidade, mas não levamos a sério; agora mais uma vez tentam me intimidar e a companheira Hilda, que fiquei muito sentido pela companheira, que esta fazendo um ótimo trabalho a frente da Secretaria de Políticas Agrárias do nosso Sindicato.

Eu não tenho inimigo por isso não tenho suspeito. Acho que essas pessoas ou essa pessoa assume uma atitude covarde em fazer essas ameaças anônimas. Venho lutando pelo acesso a terra, a valorização da agricultura familiar, a valorização e a organização do setor do sisal, essas são causas que venho defendendo ao logo do tempo; não sei se tem alguma coisa haver, mas se tiver, não vou parar por que tenho compromisso com os produtores, com os agricultores familiares e com as entidades que faço parte.

Tão querendo calar a nossa voz, mas não vão conseguir!

Vou continuar na luta pela valorização da agricultura familiar, e também pelo sisal, que ultimamente vem sofrendo uma crise muito forte. Várias entidades e lideranças do Território do Sisal formaram uma comissão para dar continuidade e acompanhar as propostas do Semiárido, que foram construidas no Seminário Regional: Os Sisaleiros Pedem Socorro, ocorrido em em Valente, dia 11 de dezembro de 2009.
Nesse seminário discutimos com os produtores de sisal, empresários, lideranças e entidades do Território do Sisal e juntos conseguimos levantar algumas propostas de como tirar o sisal dessa crise, principalmente propostas que atendem principalmente o produtor de sisal, que é o que vem sofrendo mais com essa desvalorização e com as ações dos atravessadores que ficam com uma boa parte do recurso que era para ser dos produtores.

Não sei qual o motivo que levou alguém fazer essas ameaças, quero deixar claro que não vou parar e espero que a Justiça resolva essa situação descobrindo quem fez e quem está envolvido. Já registramos um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia de Conceição do Coité, vamos à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia e estamos entregando o caso à Promotoria Pública.

Quero agradecer o apoio que estou recebendo dos companheiros/as e das entidades sociais.

Um forte abraço!

Um comentário:

  1. Caro Urbano sou de macaubas e fiquei sensibilizaa com a tomanha corvadia que esta acontecendo com vc e a companheira Zilda. fico triste pis em um mundo onde a tanto a fazer e as pessoa sem capacidade de fazer algo em plol de alguem quererer calar os quem ainda fazer. denucie mesmo fe em deus e continue com sua bandeira de luta. afinal os agricultores e agricultoras familiares precisa de vcs,

    forte abraço
    margarida da
    associação dos Agricultores Familiares e aposentados de Macaubas e Ecososl Oliveira

    ResponderExcluir